O 1º Momento na PJM: A Descoberta do Caminho Comunitário

O primeiro Momento é considerado o passo inicial no caminho e amadurecimento na fé vivida em grupo. Fazer parte de um grupo é uma atitude importante para o jovem que deseja descobrir e construir sua identidade.
Nesse primeiro chamado, trazemos como referência o nascimento de Jesus e de Marcelino Champagnat. O convite à vida em determinado contexto social, político, econômico e cultural de suas épocas. O grupo de PJM também nasce inserido em determinada realidade e cada participante traz para o grupo uma história, uma experiência.
O convite à participação é para todos os jovens, mas a resposta a esse chamado é pessoal. Assim, nas reflexões com o primeiro Momento, devemos refletir como motivação o “sim” de Maria e a ação do Espírito Santo. Nesse Momento o jovem vive a experiência da descoberta, do encantamento, do sentimento de pertença, da perseverança e da convivência no grupo da PJM.
Lugares:
-Belém, a cidade em que Jesus nasceu nos lembra o lugar da confiança, da vivência do empobrecido, do espírito de busca, amizade, mas também de medo e conflito.
-Rosey, local em que Marcelino nasceu; pode ser considerado o lugar de construção da vocação e da espiritualidade, identidade e simplicidade, descoberta de si, espírito de família, primeiras responsabilidades, espírito de justiça.

Valores:
- Os valores ressaltados nesse Momento correspondem à acolhida e à confiança. O grupo é o lugar da acolhida da diversidade, mas também da construção da confiança.

Símbolo:
- Estrela.
O painel desse Momento sugere uma retomada e aprofundamento de todo o processo desenvolvido, enfatizando toda a mística que perpassa os fatos que marcaram o nascimento e a infância de Jesus e de Marcelino.


Category: 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário