Assembleia de Juventude

Nesta manhã iniciamos a Assembleia de Juventude da PMBCS, jovens provenientes de todos os recantos da nossa bela PMBCS. Tivemos a honra de ter na abertura a presença do Ir. Davide Pedri, que com sabedoria nos provocou a sermos sonhadores e ousados na nossa vivencia como jovens maristas.

“Porque só os sonhos podem dar sentido e significado ao presente, ao futuro e ao passado porque sonho não é loucura nem ilusão mas apenas um recado de Deus gravado dentro de cada coração.”(Geraldo Eustáquio de Souza)

Na seqüência utilizando-se de escritos dos jovens nas cartas preparatórias elevamos nossos pensamentos aos céus por meio das vozes juvenis, gritos, pronúncias dos espaços-tempos vivenciados por nossas juventudes da província. Veja os relatos:

“Como jovem, tenho muitos sonhos e objetivos na vida. Sonhar me faz refletir e idealizar um caminho, uma nova ação.”

“Sonho com uma juventude não alienada, cheia de ação e atitude, carregada de alegria que todo jovem tem.”

"Esse ‘querer mudar o mundo’ começa em querer mudar a si mesmo, tomar consciência de nossas atitudes, nossas ações. Outro fator é o ‘Amor-Serviço’, Ágape, o amor de Cristo para os homens, o amor incondicional, resumindo amar todos sem restrição, sem preconceito.”

“Sonho para a juventude a capacidade de pensar por si só, de pesquisar, investigar, estudar, e, simultaneamente, poder dar retorno, servindo aos que precisam, não apenas materialmente, mas também espiritualmente, socialmente, enfim, humanamente em sua plenitude.”

“Precisamos de jovens que tenham Fé em Jesus Cristo e Maria, jovens que lutem por causas juvenis, jovens que tenham destaque na sociedade , que sejam líderes dos outros e de si mesmo.”


“Meu sonho é desfazer a imagem de alienação que se formou em torno da juventude, essa ideia de que cada um preocupa-se consigo mesmo e nada mais.”

“O sonho de tornar este mundo cada vez mais justo e solidário faz com que cada jovem busque a inserção na sociedade se entendendo como um ator social e não apenas um expectador alienado a fim de contribuir de forma efetiva para a realização do sonho coletivo.”

“Por fim, pode ser clichê eu citar que gostaria que os jovens compreendessem melhor o amor. Mas, em minha sincera opinião, o amor não pode faltar nas atitudes conseqüentes de nós, jovens. Sonho com uma juventude que aprenda a conhecer suas potencialidades, que aprenda com a história a viver de uma forma diferente nesse mundo onde tudo passa muito rápido. Que não repita erros, mas que crie novas formas criativas de lidar com os problemas que muitas vezes já são antigos.”

“Tenho a consciência de que não fazemos nada sozinhos, todos temos corações conectados, os mesmos sonhos, os mesmos ideais; estamos na mesma caminhada para um mundo mais justo, e cada jovem ajuda na construção desse mundo.”

Ir. Adriano Brollo

Um comentário:

PJM disse...

Estamos no CLIMA em Jaraguá do Sul com os jovens de Criciúma, Jaraguá, Pouso Redondo, São José e Floripa, conectados com vocês na Assembléia da PJM. Quando puderem trasmita nosso abraço a todos.

Postar um comentário