Abertura da PJM em São José

por Danuzio Brandelero



No dia 26 de março de 2011 deu-se início às atividades da Pastoral Juvenil Marista (PJM) no Centro Social Marista São José.


Foi realizada uma gincana de abertura, que contou com a participação de aproximadamente 150 crianças e jovens, do 3° ano à 8° série. O objetivo do encontro era dar início às atividades do ano de maneira dinâmica e atrativa.


Os educandos foram divididos em equipes, coordenadas pelos monitores. Todas as provas da gincana foram pensadas no sentido de integrar e cativar cada Pejoteiro. Foi uma manhã marcada pela alegria, convivência em grupo e ações voltadas para o foco da PJM: processo de educação e harmonia da fé, cultura e vida dos nossos educandos. Todas as brincadeiras e demais atividades físicas e artísticas foram orientadas pelos monitores da PJM, com a supervisão da Coordenação da Pastoral.


De acordo com o relato do educando Igor:


“Foi muito legal participar porque brincamos, pulamos e nos divertimos muito, adorei dançar a música do Balão Mágico. A PJM sempre traz alegria pra mim!”


A partir desse primeiro passo, realizaremos os encontros semanais, com os grupos divididos por faixa etária, buscando trabalhar aspectos referentes ao cotidiano dos educandos, as realidades que apresentam, os contextos familiares nos quais estão inseridos. A proposta da PJM é refletir acerca dessas vivências, evidenciando o companheirismo e a solidariedade que devem ser premissas para o convívio em grupo e também oportunizar momentos de estudo com os educandos nos quais apresentamos os valores maristas e discutimos sobre os mesmos, proporcionando o movimento da escuta dos educandos, seus anseios, suas aspirações para o futuro.


Ao final do encontro, fica para nós a certeza de que o desafio de incluir cada educando em nosso projeto e auxiliá-lo no caminhar de sua vida escolar, harmonizada com a edificação de sua evangelização, foi lançado com êxito. A abertura da PJM é o primeiro passo de uma caminhada construída com os educandos e baseada na fé, solidariedade e acolhida.


Acreditamos que o trabalho que vem sendo realizado contribui para uma formação integral, gerando possibilidades de êxito nos dois contextos os quais o educando está inserido: família e escola.


Um comentário:

luan disse...

uhuuuuuuuuul eu to no centro social marista sao jose sou da 7° serie na 73 hehe agr vamos ganhaaaaaa na olichanp esse anoooo daleee 73

Postar um comentário