Explicação do cartaz - Semana da Cidadania

A ideia principal para o desenho é colocar o ser humano como parte da Obra criadora de Deus, em sintonia e complementaridade com a natureza. O descuido com o meio ambiente reflete diretamente no bem estar/sobrevivência de cada cidadão. Por isso, a representação de um homem estilizado, que simboliza este ser humano (homem e mulher), com sua sombra que se transforma em uma árvore. Sendo assim, somos um só, um influenciando o outro, ambos criaturas de Deus.


O desenho retrata a dignidade do ser humano diante de toda criação, como cuidador, responsável, co-criador. " ... há uma diferença fundamental entre seres humanos e os animais, que é de ordem sobrenatural, pois os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus e receberam o seu sopro em suas narinas..." (CF 2011, p. 59).

A posição do personagem com uma das mãos fechada significa um gesto de resistência.

O sol ao fundo representa os sonhos, as diversas cores dos raios do sol como a diferença desses sonhos, os diferentes quereres.

Para representar a esperança temos a cor verde, com formas abstratas, deixando a imaginação do público agir.

E ao fundo, o mapa da América Latina, em marca d’água, representa a nossa cultura, os nossos povos, delimitando um determinado povo.


Fonte: Livreto da Semana da Cidadania 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário