2ª Conferência Municipal de Juventude - Curitiba

No último final de semana, 27 e 28 de agosto de 2011, aproximadamente 450 pessoas, entre jovens e profissionais que atuam com a juventude, estiveram reunidos no Salão de Atos do Parque Barigui, para a 2ª Conferência Municipal de Juventude de Curitiba. O evento, que integra as fases preparatórias para a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece em dezembro, em Brasília, teve como principal objetivo o debate em torno da construção de políticas públicas de juventude e a formulação do Plano Nacional de Juventude.

Em Curitiba, uma das principais reivindicações dos movimentos e organizações que atuam na área juvenil foi a criação de um Conselho Municipal de Juventude, o que garantiria maior eficácia no controle social das ações governamentais voltadas ao público jovem. Logo no início da Conferência, todo o público presente foi comunicado que o prefeito Luciano Ducci enviou neste mês à Câmara Municipal de Curitiba uma proposta de lei que institui o Conselho.




Desde 2004, outras propostas de criação do Conselho Municipal de Juventude já passaram pela Câmara de vereadores, todavia, até o momento, nenhuma delas teve sucesso. Para que a proposta enviada por Ducci não caia no esquecimento (como as demais), a juventude reunida na Conferência propôs, aprovou e criou no próprio evento uma Comissão Mista, integrada por membros da sociedade civil e do poder público, que terá a função de reivindicar urgência na votação do projeto de lei e fiscalizar a implementação do mesmo projeto. A Instituição Marista integra essa comissão.




Além desta iniciativa, outras propostas importantes foram aprovadas na Conferência, em favor da efetivação de políticas públicas de juventude. Ao todo, 15 jovens foram eleitos para representar Curitiba na Conferência Estadual de Juventude, que acontecerá em outubro, na cidade de Maringá.




O evento propiciou uma grande mobilização das organizações que atuam na área de juventude, o que fortaleceu o debate em prol da construção de políticas públicas de juventude entre a população jovem. Dentre as organizações, o segmento religioso, por meio do "Coletivo Juventude Paranaense Fé e Política", integrado pela Pastoral da Juventude, Instituição Marista, Casa da Juventude do Paraná, entre outras, merece especial destaque, pois demonstrou caráter mobilizador e formativo, produzindo materiais, promovendo debates, interagindo com outras organizações, integrando a Comissão Organizadora da conferência, defendendo firmemente suas convicções e apontando para a continuidade destas ações após a conferência.




Juventude organizada, sociedade transformada! Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!








Fotos: Guilherme Dala Barba/SMELJ
Texto: Rodrigo de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário