Encontro Rosa dos Ventos

Nos dias 30 e 31 de julho, aconteceu, no recanto marista de Cascavel, o I Encontro Formativo da PJM 4º Momento, em parceria com o grupo de jovens da paróquia Santo Antonio “Harpa de Davi”. O encontro foi batizado pelos jovens de Rosa dos Ventos, cujo desenho está na bandeira que os próprios jovens construíram. Sonhamos alto. A nossa intenção é fazer o encontro todos os anos e contar cada vez com a presença de jovens de outros grupos e outras cidades.

O encontro contou com a participação de 46 jovens e um seminarista queniano que está em missão no Brasil. O tema do mesmo era “Protagonismo Jovem e Compromisso com a Sociedade”. Durante o encontro, tivemos várias atividades que levaram o jovem a refletir sobre seu protagonismo e seu compromisso com a sociedade, assim podendo contribuir para um mundo mais justo e solidário.

Um assunto muito trabalhado também foi a questão da pobreza, da miséria e do menor favorecido, e como o jovem, com todo seu anseio de mudança, poderia contribuir para dar um rosto diferente aos problemas sociais. No decorrer do encontro, tivemos palestras, apresentações culturais, oficina de cozinha, dinâmicas e até um caça ao tesouro. Todas essas atividades levavam à reflexão principal, do protagonismo e compromisso.

Finalizo estas palavras com grande alegria no coração e com depoimentos de jovens participantes.

“O encontro Rosa dos Ventos” foi fantástico, acho que eu nunca tinha parado para refletir na realidade que existe em nossa volta com tamanha intensidade, agora a vontade de mudança está mais do que nunca em meu coração e tenho certeza que no de todos também” (Gabriela Lagustera, participante da PJM)

“Aprendemos o valor do trabalho em equipe, revemos situações que vivenciamos em nosso dia-a-dia, mas que não paramos pra pensar em alguma forma para mudar aquilo. Foi um final de semana muito bom e produtivo, eu estou ansiosa para que o próximo encontro aconteça” (Aléxia Mondadori, participante do grupo de jovens “Harpa de Davi”)

“Amei, muito bom, e que venha o próximo” (Carina Dalsasso)

“Eu amei pocha, tudo de bom, vocês são perfeitos, por mim poderia ter todo final de semana” (Pedro Henrique Maffioletti)

Dalvana Fernandes/Agente de Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário