Depoimento - CS Marista de Caçador

Boa tarde, jovem pejoteiro!
Bonito é quando a PJM extrapola os muros de suas salas, atingindo a toda a Comunidade Educativa Marista. Abaixo, você terá a oportunidade de vislumbrar o depoimento sobre a PJM de Andrieli de Freitas, educadora social do Centro Social Marista de Caçador (SC)



"O grupo, a comunidade é o lugar da felicidade do jovem. Deus, a Trindade Perfeita, é comunidade. O/A jovem feliz é que descobriu que é trinitário. O/A jovem feliz não é aquele que gira em torno de seu umbigo, mas vive a epopéia da saída de si mesmo e se aventura a encontrar-se no/a outro/a. Por isso que existe, também, a PJM (Pastoral Juvenil Marista), uma organização, uma obra cujo sentido está na saída do mundo individualista e isolacionista para encontrar-se em profundidade com o/a outro/a.

Essa Pastoral, essa ação organizada de jovens querendo ser Igreja, quer ser um espaço onde a juventude tenha voz e vez, seja ela e se construa em coletividade. O mundo precisa de corações jovens que saibam unir-se a outros corações juvenis para sonhar em mutirão, articulada por seu carisma e por seu espírito eclesial.

Ela é Juvenil porque sonha ser um espaço para os que vivem o tempo lindo da descoberta e da autonomia. Sendo juvenil, não anseia por ovelhas mansas, mas por cabritos/as monteses capazes de grandes arrojos. Sendo Juvenil é o tempo da epopéia da saída das dependências e ir em busca da terra onde corre o rio da liberdade e da solidariedade.

Por ser Marista, ela esteve no coração e no sonho de um padre muito gente boa que teve a brilhante idéia de dar oportunidade á juventude. Esse padre, mais do que pedras, usou todo seu carisma e humildade para que os jovens pudessem se reunir com o propósito de construir-se e construir uma sociedade mais justa e solidária, sinal da Civilização do Amor. Ser PJM é carregar no coração e na coragem a convicção que o Reino pode ser realidade, já, aqui e agora"
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário