PMBCS participa da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude

Um grande espaço de diversidade, socialização, interação e discussão: assim pode ser definida a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que aconteceu entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, em Brasília-DF. Com a presença de aproximadamente 3 mil jovens de todo o Brasil, a conferência se propôs a debater e sistematizar as reivindicações advindas das etapas municipais, estaduais, livres e virtuais, além de debater propostas de âmbito federal.

O evento contou com a presença de inúmeras autoridades, dentre elas a secretária nacional de juventude, Severine Macedo, o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina e o presidente da república em exercício, deputado federal Marco Maia.

As temáticas debatidas giraram em torno dos eixos já propostos anteriormente pelo texto-base da conferência: Direito ao Desenvolvimento Integral (educação, trabalho, cultura, comunicação); Direito ao Território (cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais); Direito à experimentação e qualidade de vida (saúde, esporte, lazer e tempo livre); Direito à diversidade e à vida segura (segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos); e Direito à participação.

No decorrer da conferência, entre conversas, discursos e debates, ficou evidente a reivindicação da juventude para que todos os estados e municípios instituam Conselhos de Juventude de caráter propositivo, fiscalizador e deliberativo, entendendo que somente a instituição deste instrumento de controle social poderá garantir uma maior eficácia na implementação de políticas públicas de juventude em todo o país.

Muitas organizações governamentais e não-governamentais estiveram presentes na conferência trazendo suas demandas e enriquecendo o debate, dentre elas a Província Marista Brasil Centro-Sul. Os/as representantes da PMBCS foram os pastoralistas Rodrigo Rosalino (CSM Ir. Beno/Maringá) e Rodrigo de Andrade (CSM Ecológica/Almirante Tamandaré), a educadora Silvia Letícia da Silva (CSM Ir. Acácio/Londrina) e a estudante Isadora Zoni (Colégio Marista Pio XII/Ponta Grossa). A presença Marista neste evento, marco referencial para as políticas públicas de juventude no Brasil, reafirma e torna clara a opção do Instituto em “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”.

Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!




Rodrigo Andrade
Pastoralista CSM Ecológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário