II Acampamento Rosa dos Ventos - Cascavel

Nos dias 02, 03 e 04 de março aconteceu, no Recanto Marista de Cascavel, o II Acampamento Rosa dos Ventos – RDV, promovido pela PJM de Cascavel e por jovens de diversos grupos de Cascavel. O RDV trabalhou o protagonismo juvenil, o jovem e a igreja, fé, alienação, união, compromisso com a sociedade, senso crítico através da poesia, música, teatro e arte e foi marcado por muita alegria, desafios, reflexões, espiritualidade, convivência e amizades de aproximadamente duzentos jovens vindos das cidades de Cafelândia, Três Barras, Itapejara d’ Oeste, Dois Vizinhos, Curitiba, Cascavel, Jaraguá do Sul e Dourados.

Na noite de sexta-feira aconteceu a corrida de aventuras, provas que tinham como objetivo fazer o jovem refletir sobre a fé, união e o protagonismo. O sábado foi marcado pela presença de entidades que realizam trabalhos voluntários na cidade, mostrando para o jovem que ele tem a possibilidade de se inserir em uma causa para lutar, defender, assumindo, assim, uma militância. Também houve uma peça teatral, apresentada pelo grupo de jovens Harpa de Davi, cujo nome era “O protagonismo que arde na alma e brota na sociedade”. Com essa peça, os jovens puderam refletir sobre diversos meios de fazer a diferença na vida das pessoas e no mundo. Para encerrar a tarde, um festival de talentos, fazendo com que os jovens percebessem, pela poesia e música, o senso crítico e a arte que cada um possui. Na madrugada de domingo, aconteceu um caça ao tesouro diferente dos tradicionais, voltado para a vida de cada um, em que o jovem pôde refletir sobre todas as fases da vida até chegar à morte. O domingo foi marcado por um momento divertido e engraçado de crônicas, além do sorteio de um tablet através de uma rifa.


Confira alguns depoimentos:
“Quando fui convidado para o Acampamento Rosa dos Ventos criei uma expectativa, mas depois de viver essa experiência pude perceber o quanto essa expectativa foi superada. Quando lembro de todos os momentos que passei, consigo identificar um aprendizado e um desenvolvimento pessoal, pois toda a mensagem de evangelização e de crescimento mútuo entre os participantes, que eram definidas como metas do acampamento, conseguiram ser transmitidas. Estou plenamente satisfeito e aguardando o próximo.” (Rodrigo Rigoni)

“O momento que eu mais gostei do RDV foi o caça e porque disso? Porque fez pensarmos que a vida não é só conquistar dinheiro, fama, sucesso, e sim vivermos cada dia intensamente sem medo, seja por um grande amor, seja pela família, por Deus, pelos amigos ou por uma causa, assim alcançando a felicidade”.

“O Rosa dos Ventos com certeza foi um dos melhores encontros que eu já participei com a PJM, se não o melhor. Mas a dinâmica em que aconteceu seu desenrolar com certeza foi a melhor que eu já vi. Como a organização se propôs a despertar nos participantes o protagonismo foi fantástica.” (Roberto Carlos Rech)

“A participação da juventude no RDV revelou que o protagonismo juvenil está cada vez mais presente na igreja e na sociedade. Com toda animação existente no encontro, não perdendo de vista a finalidade, o objetivo foi atingido. Fiquei muito feliz em estar presente realizando as atividades. Parabéns a todos que estiveram envolvidos.” (Ir. Demilton Barbosa).




Dalvana Fernandes
Colégio Marista de Cascavel
Category: 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário