RPV - Itapejara D'Oeste

Aproximadamente 80 jovens das Unidades Maristas de Santa Catarina, Paraná (com exceção de Maringá e Londrina) e Mato Grosso do Sul aceitaram transformar o que poderia ser mais um final de semana corriqueiro em uma ótima oportunidade de crescimento pessoal. Eles participaram, em Itapejara D’Oeste, do Retiro Projeto de Vida (RPV): Experiência Formativa da PJM que visa oferecer aos seus participantes a elaboração de um Projeto de Vida consciente e coerente, baseado em valores cristãos e Maristas.

Diversas foram as oportunidades oferecidas, durante o RPV, para que o jovem silenciasse o seu ser e escutasse a voz que ecoa de dentro de si. Por meio da oração e da reflexão, trabalhou-se as temáticas: eu comigo, com o outro, com a sociedade e com a natureza; todas permeadas pela relação com Deus.

Dois momentos mereceram bastante destaque: o primeiro, relacionado aos Irmãos Maristas, que marcaram presença no RPV e colaboraram significativamente com ele, realizando um serviço de escuta e orientação individual aos participantes. O segundo, a participação na missa da comunidade de Itapejara D’Oeste. Coincidentemente (ou não), a Superiora Geral das Irmãs Palotinas estava presente na celebração e, por inúmeras vezes, encantou-se com a quantidade de jovens que realizaram o RPV, não cansando de repetir a frase presente na camiseta da Experiência: “corações que sonham, jovens que transformam”.  

Deseja-se que o Projeto de Vida elaborado seja, agora, posto em prática em cada realidade.





Confira alguns depoimentos:

“Levo do RPV um compromisso maior comigo mesmo, além de bons conselhos e grandes amigos” (Adilis Rosa – Pouso Redondo/SC)

“Fiz muitas escolhas sobre meu futuro e aprendi a viver o agora” (Marcos Mafra – TECPUC)
“Saio com uma grande inquietação para gerar futuros frutos de uma mudança” (Victor Bardeli – Santa Maria)

“Achei que os momentos de deserto não seria nada produtivos, mas agora eu vejo o quanto é importante tirar um tempo para pensar em nós mesmos” (Mariana Pereira – Frei Rogério)
Category: 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário